terça-feira, 14 de julho de 2009

Atividade sobre Guerra!!!

Olá povo da 8a.!!!

Vocês estão aqui para pensar… Isso mesmo: pensar e registrar:
Na última aula conversamos sobre guerras, conflitos e a possibilidade de um mundo melhor. Pois bem…tenho umas coisas para perguntar…

1) Leia este artigo: http://www.pime.org.br/mundoemissao/fomesolucao.htm

Então…Horrível certo?! É um problema bastante atual, existente na maioria absoluta dos países e é um consequencia direta das guerras e conflitos armados… Escreve ali embaixo (no espaço para comentários) aquilo que mais chamou a tua atenção…que mais te chocou neste texto e me diga a tua opinião sobre o assunto. O que leva as pessoas a agirem de forma a construir tanta tristeza?

2) Agora dê uma olhadinha nessas fotos: http://www.unicef.org/salgado/

O site está em inglês, mas se você não entender é o seguinte: As fotos são de autoria de Sebastião Salgado (um importante fotógrafo brasileiro) e estão disponibilizadas no site da Unicef como uma campanha humanitária: “Mudando o mundo com crianças”.
Escolha uma e descreva (ali nos comentários também) aquilo que você vê e aquilo que você sente ao olhar essa foto escolhida…

Agora a parte três do trabalho:

Inspirados pelo texto, pelas fotos e por nossa conversa de ontem vocês vão escolher uma forma de retratar o mundo como um espaço de guerra e o mundo como um espaço de paz. Façam como o Portinari nos murais da ONU (livro de História, na abertura do capítulo 3)!!!! Utilizem os mesmos elementos, os mesmos personagens e apresentem em momentos, em perspectivas diferentes… Os mesmos personagens vivendo a guerra e a paz!
Utilizem o material que trouxeram e mãos a obra!!!!

47 comentários:

Caroline J. Cubas disse...

Lindos e Lindas da 8.A
Não esqueçam de assinar os comentários de vocês, ok?!

Obrigado e voltem sempre :)

Thiago Moritz disse...

O que mais me chamou a atenção foi as "mentiras" criadas para justificar um dos maiores problemas da humanidade. Inventam histórias e histórias para justificar algo que sem ações não é possível conter. é um trabalho difícil, mas se for levado a sério, um dia venceremos a fome e a desnutrição

Unknown disse...

Carol,
O que mais me chamou atenção foi que todos nós poderiamos ter comida, e ser feliz, mais tudo está voltado para os mais ricos, e os pobres, coitados, se moram num lugar onde as coisas não estão organizadas, eles acabam sofrendo.
Acho que isso foi o que mais me tocou. Beijo.


Ass, Gabriela.

Thiago Moritz disse...

Escolhi a foto : Kurdish girl. Iraq, 1997. A foto em preto e branco já dá um clima de tristeza. Ela parece estar triste, sozinha, sem aparo. parece que não há mais ninguém para ajudá-la. Quando vejo dá uma sensação ruim, a fotografia não trás a quem vê algo bom.

O que há aqui dentro disse...

Carol,
O que mais me chamou atenção, é o fato dos seres humanos não perceberem que a culpa toda é deles!
o mundo pode ficar melhor se cada um fizer a sua parte. Não precisamos de um mundo só com dinheiro, e tecnologia. Precisamos olhar para o lado e ver que existem pessoas que precisam de nossa ajuda, e que se nós ficarmos só pensando em nós mesmos, o mundo não resistirá a isso tudo.

beijos, Jeana

Unknown disse...

Uma coisa me chamou muita atenção na leitura desse texto, as causas equivocadas de falta de alimento como por exemplo:

* O mundo nao tem capacidade de produzir alimentos para todas as pessoas.
* Á muita gente no planeta e naohá alimentos suficientes.
Isso é totalmente erradoe sse conceito me deixou irritado

Luis Henrique Baldi disse...

A parte que achei muito interessante foi onde fala sobre as causas equívocadas da fome no mundo.
Pessoas inventam muitas coisas e repassam isso, formando uma grande confusão.

Unknown disse...

muito tristis as imagens T__T


frank

Unknown disse...

1- Carol, eu também achava que uma das causas era a grande quantidade de pessoas no mundo. Fico chocada com as verdadeiras causas, como a desigualdade social que é sempre muito forte, mas que é um absurdo que ainda existe. Também que ao invés de gastarem dinheiro com alimentos para o povo ou tecnologia, eles gastam com armas, influenciando a violencia.

8A Letícia C.

Unknown disse...

É imprecionante o número de pessoas que passam fome no mundo e mesmo tendo como combater isso. Também é imprecionante o número de pessoas com problemas de crescimento e a quantidade de crianças que morrem todos os dias por causa da fome. É de partir o coração.

Cachopa disse...

Bom, eu acho isso um absurdo, tantas pessoas passando fome. Tudo isso, na minha opinião, vem da educação. Como? Vou dizer:
Você ja pensou nisso, quem tem dinheiro tem comida na mesa?
Então, o que acontece em todos os países que passam por essas causas é que o governo cobra impostos, que deveriam ser usados para o benefício das pessoas. Entre eles, a educação. O governo desses países, inclusive o Brasíl, tem investindo pouco na educação, e por isso, mais que a metade da população, nao é nem se quer analfabetizada, então por isso nao tem uma educação boa, e não conseguem arrumar um emprego descente, ou nem qualquer emprego. Sem dinheiro em casa, as pessoas tem muito mais dificuldade de ter comida em casa. Simples.

thay disse...

A fome atinge grande parte da populaçao mundial, e as guerras sao tbm umas das principais causadoras dela. Identificar as causas, é o primeiro passo para reveter o esse quadro. O site visitado nos esclerece muits duvidas sobre o tema e as fotos postadas no site da Unisef, sao chocantes, muito triste saber q pessoas, e na maioria crianças estejam passando por situações como aquela. Thaynara C=

Unknown disse...

o que mais me chamou atenção foi que com o dinheiro que é usado para comprar armas em um mês pode ser
"o dinheiro necessário para providenciar alimento, água, educação, saúde e habitação de maneira suficiente para todos, durante um ano". Se as pessoas não foçem tão gananciosas o mundo seria um lugar melhor ...

Anna disse...

O que mais me chamou a atenção foi a forma que as pessoas vêem as causas que levam a fome, procuram motivos ridículos para justificar esses acontecimentos, sendo que os culpados somos nós, e a solução também somos nós.
O que leva as pessoas agirem dessa forma é querer ser melhor que as outras, e procurando fazer coisas só para sí próprio e, não vendo os outros, sendo que as pessoas que não tem nada de valor (comida) continuam sem nada, porque ninguém ajuda ninguém e também ninguém faz nada pra conseguir mudar essa realidade que traz essas consequencias que acabei de ler no site que vc sugeriu, bem é isso.

Beijinhos Anna nº 4

Unknown disse...

1)A parte que mais me chamou atençao foi a parte das verdadeiras causas da fome e da desnutriçao onde fala que o dinheiro que é necessario para dar alimento, agua, saude e habitaçao para toda a populaçao mundial durante um ano é usado para comprar armamento em um dia.

2)Eu vejo crianças passando fome, crianças pobres e desnutridas, vejo a realidade de muitos paises hoje, e me sinto triste em pensar que eu poderia estar ali e em pensar que o mundo tem dinheiro para ajudar essas crinças e adultos que passam necessidade mas nao ajudam preferem comprar armas.

Pedro Muller 27

Unknown disse...

o que mais me chamou atenção, foi que, as desculpas são horríveis, falando que o mundo não pode produzir alimentos suficientes, ou que somos demais, isso é ridículo!
Muitas crianças que vivem em, Países em desenvolvimento tem atraso no crescimento, por causa da fome é claro.
e o que me chamou atenção tambem, é que mais de 1 bilhão de pessoas no mundo não tem água potável.

malu 18

Unknown disse...

Olha, após ter lido o primeiro artigo, foi muito obvio de que o planeta não esta muito "bom", que muitas pessoas estão sofrendo por desnutrição, falta de escolas...(pobreza) muitos desses acontecimentos são consequêcias de guerras(como já citado)e de uma má organização do governo.
Uma outra coisa que prejudica também, são as regiões que essa população nessecitada "vive", pois muitas regiões são arenosas, tornando uma região excassa (faltando água).

Unknown disse...

o que chamaou mais a minha atenção foram os dados estatísticos, a imaturidade das pessoas em pensar que o nosso planeta não tem condições de sustentar a sua população, o dinheiro que é gasto em armas e que podedia ajudfar muitas famílias, salvar muitas vidas.
eu acho que o que leva as pessoas a agirem dessa maneira é a questão de só pensarem em si mesmas, pensarem que a culpa é sempre dos outros ou do próprio planeta.

Unknown disse...

matheus martins (zinho)

1- ao ler o primeiro texto percebi que o que leva essa pessoas a agirem assim, é a ambição, de sempre querer mais e mais para si, e nao repartir nada com ngm, de querer sempre ser o melhor (ou melhores) e estamos vendo que muita gente pelo mundo passa fome, nao tem o que comer em casa, pedem esmola, nao tem trabalho, andam sujos e fedorentos, enquanto outro tem 15 frascos de perfume, só usa roupas de marca, tem 5 carros... enfim o mundo está numa verdadeira desigualdade social, enquanto vive na miseria, outro vive no luxo, e acho que os governantes deviam fazer algo para contornar essa situação, pois afinal, eles são as maiores autoridades de seu país, é o mínimo que eles deviam fazer era ajudar a população mais pobre.

2- na segunda atividade, escolhi a foto nº5, onde tem uma mulher e uma menina, com o que sobrou de sua casa depois da guerra, isso é deprimente, pois aquelas duas até estavam com sorte em perder a casa, pois muitos inocentes morrem em várias guerras pelo mundo, tudo por dinheiro, pois os estados unidos invadiram o iraque por causa de petroleo, e praticamente destruiram o país, hoje quando se fala em iraque a primeira coisa que vem na cabeça eh guerra, mortes, ou seja, são pessoas ambiciosas que destroem a vida de gente quem nao tem nada a ver por causa de dinheiro

Unknown disse...

2- A imagem 2, que mostra mulheres que mesmo em uma situação precária estão estudando e tentando aprender, em condições que não se teria o minimo intuito de ir para a escola e se esforçar. Ainda bem que ainda existem pessoas com vontade, estimuladas porque elas não tem outra opção a não ser essa de escola. Sinto uma tristeza, mas ao mesmo tempo uma esperança de que as coisas melhorem.

Luis Henrique Baldi disse...

O que mais me chamou a atenção no texto foi as causas equívocadas.
Achei interessante também uma da veradeiras causas: o dinheiro gasto com armas ao nivés do que com comida.

Os dados mostram para nós como a situação está critíca.

Acesso à comida é necessário e obrigatório. Isso deve sair do papel e ir para o mundo inteiro.

Luis Henrique Baldi - 8ªA

Unknown disse...

O que mais me chamou a atenção, foi o dinheiro gasto com o armamento, que poderia ser empregado para sustentar todo o mundo durante um ano... e o incrível é que esse dinheiro é gasto em apenas um mês!
Pessoas se armam para destruição, "alimentando" o pesadelo,de um país mais egoísta e violento... outras morrem de fome, enquanto um dinheiro que poderia estar sendo gasto com comida vai por água abaixo, estimulando mais ainda a desgraça.
O mundo nunca irá pra frente com todo o dinheiro concentrado na mão de poucos, e a solidaredade não sendo exercida, dívidas de um país com o outro, poderam ser esquecidas, para que ajudássemos os países que não tem nem pro pão, mas temm que pagar a dívida!Tudo está desencadeando uma outra "PANDEMIA", e dessa vez não será uma praga, mas a FOME em sí.
Ass: Vivian

O que há aqui dentro disse...

Carol,
A imagem que mais me chamou atenção foi a imagem 6, pois mostrava nos rosto daquelas crianças, que elas estavam sofrendo. Além disso, não eram poucas crianças, eram muitas, e o mundo não pode continuar assim, devemos fazer alguma coisa!

Unknown disse...

As, pessoas as vezes comentem muitos erros, achando que a fome no mundo é um problema simples, e que pode ser resolvido de um jeito fácil. No Brasil por exemplo, algumas pessoas acham que o problema é causado pela grande quantidade de pessoas que temos no país, isso nao tem nada a ver.
A fome é um problema sério, que deve ser contido rapidamente. Na minha opinião, um dos problemas é por causa da desigualdade, onde alguns tem muito que as vezes até sobram, e outros tem pouco.
A fome é também é uma consequencia de pobreza, guerras, má organização do governo, entre outros. A pobreza é o ponto mais importante, pois nao trás só a fome, trás também muitas desgraças para as pessoas, e isso deve ser contido imediatamente, na minha opinião uma boa organização do poderá render uma boa igualdade para todas as pessoas, claro que nao exatamente igual, alguns sempre teram mais que outros, porém poderá ajudar a distribuir muito mais, e por consequencia nao terá tanta pobreza.

Mateus B. Silvestre

Unknown disse...

O que mais me chamou a atenção foram os dados estatísticos, e o modo de como nós seres humanos só pensamos em nós mesmos, sem nos conscientizarmos de que existem mais pessoas ao nosso redor. Acho que ultimamente a população só estão dando verdadeiro valor ao que é favorável para elas, e o próximo é como se fosse um obstáculo a ser enfrentado, como um inimigo ... estão todos querendo ser uns melhores que os outros, e não levam em consideração as verdadeiras questões que merecem atenção, como o nosso planeta, e as ações que nós mesmos estamos provocando a quem está ao nosso lado.

- Amanda *:

Unknown disse...

O que mais me chama atenção nessa matéria, é que a Terra tem recursos suficientes pra todos nós, porém, não é isso que muitas pessoas famintas enfrentam. Muitos não vivem essa realidade mas morrer de fome é a forma mais dolosora de se morrer.
Além de ser uma dor física, é uma dor espiritual, tantos comprando coisas desnecessárias, e para você não tem o mais importante. ALIMENTO.
Essa é a infeliz realidade do mundo, uns com tantos e outros sem o mais importante.
Letícia Fernanda.

Cachopa disse...

Agora sobre a número 2, as imagens.
Eu escolhi a imagem que tem muitas crianças numa pequena sala denominada de escola, e estas estão tentando aprender alguma coisa. Mesmo com a miséria e a fome. É muito triste ter que ver uma coisa dessas, mas é a nossa realidade. Agora sobre o que eu escrevi na questão número 1, sobre a educação, imagine, se os pais dessas crianças tivessem educação basica na infancia, quem sabe essas crianças nao estariam ali. Eu admiro essas crianças ainda tendo vontade de estudar depois do que estão passando. Por isso que devemos agradecer tudo que temos.

Maria Fernanda disse...

• O que mais me chamou a atenção foram os dados estatíscos, pois realmente chocam. Lendo o resto do texto, é difícil ter uma idéia de como a situação é crítica e requer muita atenção.
• O que leva as pessoas a agirem dessa forma é o egoísmo, o desejo de lucrar cada vez mais, preocupando-se somente com si mesmos, "esquecendo" que existem outras pessoas muito necessitadas de alimento, que estão morrendo de fome, estão desnutridas. Dessa maneira, o dinheiro (bem como os alimentos) sempre ficará concentrado nos países desenvolvidos. E aqueles países que precisam se desenvolver, se verão cada vez mais "humilhados" pelos outros.

Unknown disse...

O que mais me chama atenção nessa matéria, é que a Terra tem recursos suficientes pra todos nós, porém, não é isso que muitas pessoas famintas enfrentam. Muitos não vivem essa realidade mas morrer de fome é a forma mais dolosora de se morrer.
Além de ser uma dor física, é uma dor espiritual, tantos comprando coisas desnecessárias, e para você não tem o mais importante. ALIMENTO.
Essa é a infeliz realidade do mundo, uns com tantos e outros sem o mais importante.
Letícia Fernanda.

Unknown disse...

As imagens e o texto nos revelam que cometemos alguns equivocos quando vamos falar sobre a fomen no mundo e seus equivocos, muitos de nós pensam que a fome é causado porque não tem tanta comida no mundo ou porque a muitas pessoas ou porque não temos mais locais para plantar, essas pessoas falam isso porque se baseam em dados estatisticos e não veem a realidada eles não sabem que a fome acontece por varios motivos sociais e politicos como monocultura, desigualdades sociais, neo-colonialismo, divida-externa, condições de troca,etc.
O que me deixa mais triste ao ver as imagens é o sofrimento e pobreza dos povos. E a imagem que destaca isso é da Tansania onde eles não têm condições de vida.

Lucas dos Santos 8ºA

Anna disse...

Escolhi a imagem 3, que é a ralidade em que vivemos. Mostra muita miséria e pessoas tristes por não terem nada, absolutamente nada, sem teto, sem comida, e sem felicidade.

Unknown disse...

O que mais me chamou a atenção foram as dificuldades que eles passaram e as causas equivocadas que alguns fazem.
Os dados mostram os numeros criticos da situação de fome.
Algumas pessoas pensam que são donas do mundo, mas não é assim, o mundo é de todos nós, todos deveriam ter acesso a comida, mas só os paises desenvolvidos tem, eu acho errado, isso acontece por que alguns seres gastam dinheiro com besteiras.

Unknown disse...

A foto que mais me chamou a atenção foi a número 1(War zone, Croatia 1994). A família olhando para sua casa destruida, somete com a parte da frente da mesma e o lugar todo queimado, como diz o nome da foto deve ser uma zona de guerra. O jeito como o homem segura os filhos da a impressão de que eles estam tristes.

Unknown disse...

Após ter observado todas as imagens percebi que a ocorrencia das guerras fizeram com que as pessoas imigracem para outras regiões gastando mais energia podendo morrer no caminho e que se "protegem" em campos de refugio.

thay disse...

Das fotos que observei no site da Unisef, a que mais me chocou, foi a dos refugiados da Tanzani, onde homens,mulheres e principalmente crianças, passando necesidades, com formas precarias de alimentaçao e moradia.As pessoas da foto parecerm muito tristes, com fome, sem higiene, implorando para saires daquela situaçao.
thaynara C=

Ana Luisa C disse...

1- O problema da fome é muito mais amplo do que nos é apresentado. Não basta apenas doar alimentos, é preciso que esse alimento chegue a toda a população e não apenas momentâneamente, mas sempre. Além disso, o alimento deve ser preferencialmente de qualidade de modo a não só sanar a fome, mas nutrir a pessoa. O que mais me chamou a atenção foram as causas desse problema, que vão muito além de não haver dinheiro para alimentação. A causa mais absurda, é que, de fato, é muito mais barato eliminar a fome de uma população inteira por um ano do que abastecer um país com armas por um mês. Isso nos mostra diretamente, que é mais importante para as autoridades o fortalecimento militar do que suprir as necessidades básicas da população. Outra parte que se destacou, foram os dados sobre a fome, que mostram não só que as pessoas tem fome, mas precisam de alimentos saudáveis, que ajudem em vez de retardar seu desencolvimento físico e mental, principalmente as crianças. O primeiro passo para vencer o problema da fome, é valorizar mais a humanidade, não apenas como um todo, mas cada ser humano.

2- Rwandan refugees. United Republic of Tanzania, 1994. Me passa a idéia de um local destruído, de um local triste. As pessoas parecem em estado deplorável, pensando em recosntruir sua vida e principalmente se reconstruir depois do trauma de uma guerra. A fumaça e as barracas trazem uma idéia de fim de mundo, de nõ haver saída. Transparece também, a miséria da população no local, se virando como pode pra sobreviver e salvar a família.

Ana Luisa Nº3

Unknown disse...

A foto que mais chamou atenção foi a 3. Muitas pessoas passando fome, muitos bebês de colo nao deveriam deveriam passar por isso. É muito triste.
Muita pobreza, falta de higiene, fome ...

malu 18

Cachopa disse...

Carol, o "Cachopa" é Guilherme Janssens Akrouch, Nº9

Unknown disse...

o que mais me chamou atenção foi que o mesmo que poderiam estar gastando com comida para pessoas que estão passando fome, estão gastando com armas, que não serve para boa ''coisa'' no mundo, isso é mesmo uma covardia, poderiam estar ajudando as pessoas para que não passacem fome, para terem uma boa qualidade de vida, que seria bem mais ''racional'' do que gastar dinheiro com uma coisa que não precisa e que não traz bem nenhum para a humanidade. Poderiam pensar uma pouco mais e gastar dinheiro com coisas que preste. Uma das fotos que me chamou atenção foi das pessoas em um terreno passando fome, miséria, morando em barraquinhas, as casas de famílias destruidas... Sinto muita pena dessas pessoas e tenho vontade de ajudar...

Maria, beejos

Unknown disse...

foto1 - A distruição deichada pela guerra é deprimente, famílias, casais, são destruídos , amigos que nunca mais seram vistos. Casas destruídas, pessoas teram que começar tudo de novo...

Unknown disse...

escolhi a imagem 3, ela mostra muita pobreza, falta de higiene,sem falar de muita tristeza. Eu escolhi ela, pois exiustem crianças nela e acho que ela não deveriam estar passando por aquela situação.
Larissa

Unknown disse...

1)Lendo isso nos deparamos com uma realidade muito triste e presete de fato no nosso dia-a-dia. Este problema esta diretamente ligado com a "classe" social e com o desenteresse do governo. Nao generalizando, pois no meio disso tudo existem pessoas que querem realmente ajudar o proximo, mas a maioria nao esta nem um pouco preoculpado com as promeças que fizeram e com o seus deveres de suas posiçao social que se encontram. Se todo o dinheiro que é arrecadado com os impostos que pagamos fossem de fato direcionados a seus objetivos, como: educaçao, bolsa familia, entre outros, as pessoas nao passariam por tantas privaçoes. O mundo pode sim ser melhor, só depende de nois.

Gabriel Müller

Unknown disse...

A imagem "9" é que mais chamou minha atenção. Um menino que está passando por coisas tristes, parece ser pobre, mas tem a esperança de estudar. Provavelmente com a mochila ela deve estar indo para a escola. O mundo precisa que pessoas que queiram melhora-lo.
Letícia Fernanda.

Maria Fernanda disse...

A imagem que mais me chamou a atenção foi a número 4. Ela mostra diversa pessoas bem miseráveis, provavelmente passando fome, são pobres. Porém, todos estão vestidos de branco, talvez simbolizando a esperança de cresceram, viverem em um mundo melhor.

Maria Fernanda.

Unknown disse...

Acho que a imagem mais intrigante é a "9", pois o menino perceptivelmente é muito pobre, e simples suas roupas são surradas e sujas, e ao que parece ele está indo pra escola, mas ainda assim ele olhou pra câmera e ouve um princípio de sorriso naquele rostinho, acho que ele por incrível que pareça não percebe a situação emm que vive. Por mais sofrida que seja a sua vida, acho que na sua inocência de criança, ja se familiarizou com sua condição e não se importa mais. Crianças humildes, com vidas sofridas, que nos abrem um sorriso, simples, mas esparençoso!
Ass: Vivian

Unknown disse...

1- A fome é um problema que está se agravando cada vez mais, a cada dia mais pessoas morrem por essa causa. O que me chocou nesse texto foi os números dos dados estatísticos, eu sabia que esse número era grande mas não imaginava que era tanto assim. O que se destacou também foi as falsas causas que muitos dizem estarem certas, muitas vezes, para minimizar o verdadeiro problema e as pessoas pensarem que essa é a real causa, e que não sabem o quão expansivo é esse problema. Muitos não se importam com a situação que estamos hoje, nos países mais pobres a situação está crítica e acho que países desenvolvidos podiam ajudar esse problema, pois é praticamente impossível se cuidar de um problema como esse se não estiverem unidos.


2-Rwandan refugees, 1994. Eu me espantei com essa foto pois a situação das pessoas que estão ali pe muito triste.


Marina

Unknown disse...

gostei muito do comentário da larissa e da vivian!