quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Segundos Anos no MST!!!!

Então pessoal:

Agora que já definimos nosso PA e já sabemos que a discussão sobre a Reforma Agrária e a apropriação de terra no Brasil dá pano pra manga, vamos trabalhar um pouquinho e conhecer algumas visões diferentes sobre o assunto... (até porque ficar só com a Veja, não dá, né...)

O que vem a seguir é uma atividade de estudo e comparação... Vamos ler, analisar, comparar, debater e ai sim poderemos ter opiniões embasadas em diferentes formas de informação...

Começando...

Já que a Reforma Agrário é há muito tempo um projeto governamental, vamos explorar o site do INCRA e ver o que é oficial a respeito do tema...
No link INSTITUCIONAL procure informações a respeito da história da Reforma Agrária no Brasil. Depois disso, dê uma olhada na parte de PROJETOS e PROGRAMAS e registre o que o governo tem feito efetivamente sobre esta questão (Registre suas impressões no campo de comentários)
O site: http://www.incra.gov.br/portal/

Agora que você já sabe o que o governo diz/ faz/ diz que faz a respeito, conheça uma ONG que foi fundada para lutar e tentar efetivar a Reforma no Brasil. Busque entender o que é a associação e em que contexto foi fundada e repare que ali está publicado uma visão diferente sobre os indíces de produtividade (compare com o que você leu da Veja). (lembre de registrar suas impressões no campo de comentários)
O site: http://www.reformaagraria.org/

Para terminar, conheça agora dois grupos que pensam a Reforma Agrária de formas totalmente opostas: Procure saber como esses grupos foram fundados, quais os objetivos, o que defendem, e quais os seus principais argumentos. Faça comparações... (Não Esqueça De Registrar!!!)
MST: http://www.mst.org.br/
LEPANTO: http://www.lepanto.com.br/dados/notTFP.html

E ai... agora que já conhecemos organizações que falam (contra ou a favor) da Reforma Agrária, vamos buscar no estudo da História as motivações políticas e sociais para esse problema...

See you.

56 comentários:

Isadora 2ºB 16 disse...

Se formos procurar durante toda a história o problema relacionados as terras já vem acontecendo há muito tempo, por volta de 1530. O problema se originou com os conflitos entre a metrópole e a colônia na posse dos latifundios.
Nota-se constante envolvimento do governo neste problema e grande transformação em um problema social, envolvendo toda a comunidade.

O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agráia já fez algumas melhorias perante o acontecimento do Movimento dos Sem Terra. Uma destas ações foi a compra da fazenda Nova Alegria, no município de Felisburgo (MG). Além disto o INCRA esta em constante negociação na compra da Fazenda Pindaíbas e Morada do Sol, no município de Santa Terezinha de Goiás, distante 386 quilômetros de Goiânia. O imóvel tem mil hectares e capacidade para abrigar 30 famílias de trabalhadores rurais. A área teve custo avaliado em R$ 2,8 milhões. Outra possível manobra que se objetiva é a compra daFazenda Tarumã e Jussara, de 1,2 mil hectares. A propriedade pode receber 39 famílias de trabalhadores rurais. O custo previsto para a área é de R$ 3,8 milhões.
Todas estas discussões acontecem em várias audiências, envolovendo polícia Federal, Ministério Público e muitas outras autoridades e grupos de extrema importância. Ele criou vários projetos entre eles a luz para todos, visando a distribuição de energia elétrica igualitária; o PACTO,que visa a valorização da família rural evitando o exôdo. Outro porgeto muito importante é a Titulação de Assentamentos que consiste no O título de domínio é o instrumento que transfere o imóvel rural ao beneficiário da reforma agrária em caráter definitivo.

Luiza, 2ºB, nº25 disse...

Sobre a primeira atividade:
A Reforma Agrária é uma forma de redistribuição da terra de forma igual para a sociedade, o que acaba com as grandes propriedades que não são utilizadas para o cultivo ou qualquer atividade que gere economia. Os problemas de terras no Brasil não são do século passado e sim, lá do século XVI, com a criação das capitanias hereditárias (latifúndio). Já em 1822, a dominação das terras ficou ainda mais concentrada nas mãos dos que possuíam maior poder aquisitivo e os que não tinham, ficavam praticamente sem propriedade para a sua subsistência.
Com isso, a população foi ficando cada vez mais revoltada, e foram surgindo diferentes formas de protesto, como as Ligas Camponesas no nordeste até os seguidores do Movimento Sem Terra, que lutam incessantemente por essa reforma de redistribuição das terras.
Os projetos e programas do governo tentam viabilizar um desenvolvimento sustentável, sempre em busca de justiça para todos, principalmente para a população de área rural. Um desses projetos foi o “Luz para todos”(2003) que leva, ou pelo menos tenta levar, energia elétrica para todo o país. Outro seria o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera) que tem a missão de ampliar os níveis de escolarização formal dos trabalhadores rurais assentados.

Anônimo disse...

1) O problema já começou na forma de divisão de terras no Brasil, em grandes capitanias, o que criou gandes latifúndios, 1530. No século XVIII com a independência do país a situação se agravou, porque todos queriam as terras e elas foram disputadas a tiros, anos depois foi crida uma lei que dizia que todas as terras tinham que ser pagas com dinheiro, o que favoreceu os latifundiários. Isso continuou até a década de 60 quando começou a industrialização no país e a questão de terras começou a ser debatida, foram criadas várias organizações que em sua maioria não sairam do papel como: Supra, Ibra, Inda, ... Até que o governo resolveu criar um plano, fundiu os ideais do Ibra e Inda e criou o Incra. No começo foi prometido muito, como de costume no Brasil, e pouco foi feito, hoje existe o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) onde o Incra é vinculado, e como todos sabem isto é uma grande polêmica no país pois não sabemos qual será o destinos das terras.

Antônio - 2ºB

Anônimo disse...

Alunas: Talyta(34), Maria de Lourdes(29). 2ºB

Com as leituras dos sites programados tivemos uma visão bem mais ampla da situação da reforma agrária e porque a mesma foi criada em nosso país. Notamos que a necessidade de uma distribuição mais igual vem desde a colonização com as capitanias hereditária e as sesmarias. A intenção da reforma não é como se espera, algo desorganiazado e que invada propriedades privadas úteis. A intenção da reforma é implantar um novo modelo de assentamento, viabilizar a economia rural e criar um desenvolvimento sustentável no campo. Só com as leituras de fontes diversas é que podemos entender o real objetivo do projeto e assim não julgá-lo pela opinião de determinados jornalistas...

Everton disse...

Para Rolf Hackbart o presidente do Incra, a aplicação da Reforma Agrária vai além dos índices de produtividade. Para ele, terras rurais devem ser distribuidas corretamente e não se deve levar em conta os aspectos econômicos da propriedade

É uma opinião controversa, já que leva em conta aspectos econômicos, que são sempre a prioridade, mesmo quando é em relação a qualidade de vida das pessoas.

APOLO e WAGNER 2B EM disse...

A reforma agrária é um sistema que busca distribuir terras para pessoas que não possuem moradia. É um processo que se fez necessário por causa da grande quantidade de terras concentradas nas mãos de poucos e isso se deu desde o período da colonização quando as terras foram distribuídas de forma injusta e ainda sem produzir.

O QUE O GOVERNO ESTA FAZENDO:

PAC - projeto: O PAC busca consolidar e desenvolver os assentamentos para que sejam independentes e integrados ao segmento da agricultura familiar. O programa acelera o processo de emancipação dos projetos de reforma agrária através da elaboração de Planos de Consolidação de Assentamento (PCA’s), que proporcionam investimentos em infra-estrutura sócio-econômica, assessoria técnica e treinamento, promovendo a sustentabilidade econômica, social e ambiental, bem como sua estabilidade social e a conquista da cidadania. Com isso, o Incra espera criar um modelo de consolidação dos assentamentos descentralizado, ágil, organizado e eficiente, devidamente testado e aprovado.
TERRA SOL (projeto):
As ações do programa são estendidas a todo o território nacional, com atividades desenvolvidas em todas as regiões. A partir de convênios e parcerias, o Terra Sol estimula atividades de agroindustrialização e comercialização da produção, agroextrativismo, capacitação de técnicos e assentados, eventos que promovam a interligação solidária dos assentamentos, divulgação e venda dos produtos da reforma agrária, dentre outras.

ONG: ABRA - Associação Brasileira de Reforma Agrária

Esta onde tem por objetivo realizar evento sociais para debater sobre assusntos relacionados com “REFORMA AGRÁRIA E EMANCIPAÇÃO SOCIAL”. Através dessas discuções, as pessoas ficam sabendo mais sobre o tema.

Anônimo disse...

Thiago Lu, Eduardo Nicolau, nº36,10 2ºB

A reforma agrária brasileira, se inicia no final dos anos 50 e no início dos anos 60, quando ocorreram as reinvidicações que começaram a fazer parte das discussões populares.
Juntamente com o início de discussões no cotidiano brasileiro do país em desenvolvimento, por exemplo: Transmissões de tv em cores, início de festivais que expressavam a ideologia política da juventude diante da ditadura militar, fundação de Brasilia, golpe militar. No início das discussões desse tema, o Brasil passava por um momento de desenvolvimento que proporcionou um grande salto na economia do mesmo.
A reforma agrária é um sistema que procura distribuir terra, erradicar os latifúndios, ou seja, terminando com as terras improdutivas para as pessoas que nao possuem moradia, além desse objetivo, ela também busca descentralizar e democratizar a estrutura fundiária, favorecendo o aumento da renda e do alimento das famílias que nao possuem a mesma.
Durante vários anos alguns institutos foram criados para reinvidicar os interesses da reforma agráriria no pais.

Como a questão não foi resolvida ainda os governos que comandam e comandaram o Brasil, começaram a investirem em projetos e programas para amenizar a situação precária das pessoas que nao possuem terras.

Ana e Marcelo, n° 02 e 27 disse...

Primeira parte (o que o governo tem feito):

O Governo organiza vários projetos com o auxílio do INCRA. Percebe-se que, de um modo geral, estes buscam trazer a melhoria da qualidade de vida dos pouco privilegiados. Podemos citar os seguintes: Luz Para Todos (objetiva acabar com a exclusão elétrica no país utilizando-se a energia como "vetor de desenvolvimento econômico e social") e Crédito Instalação (projeto que apoia financeiramente famílias rurais com menor rendimento, o que "propicia condições dignas de ocupação".

Anônimo disse...

Foram distribuidas pela coroa portuguesa em 1530, terras chamadas de capitanias
hereditarias e sesmarias, para o cultivo onde nasceu o latifundio.
Em 1822 ouve a independencia do pais, o que so agravou a situação, havendo troca
de donos das terras entre os grandes donos de latifundiarios. O que ocorreu varios
conflitos, criando a lei das terras, com a proibição de ocupar áreas públicas e a
determinação de que adquir terras só mediante pagamento em dinheiro.
O poder continuou nas maos dos latifundiários mais fortes e apenas no final dos anos
50, com a industrialização do pais, a questao começou a ser mais debatida.
Foram criados então institutos para a realização da reforma agraria.
Em 9 de julho de 1970, o Decreto nº 1.110 criou o Instituto Nacional de Colonização e
Reforma Agrária (Incra), resultado da fusão do Ibra com o Inda.
Em 1984 criou-se a meta utópica de destinar 43 milhões de hectares para o assentamento de 1,4 milhão de famílias até 1989
porém, não trouxe muitos resultados.
aconteceu então varios debates politicos e ideologicos em torno da reforma
agraria, que trouxeram a extinção do INCRA, mas que depois, quando foi vinculada
a presidencia da republica, foi incorporada ao ministerio do desenvolvimento agrario (MDA)
O gorverno federal iniciou em 2003 o projeto de luz para todos, onde varios
ministerios participam indincando assentamentos rurais para receber energia eletrica, utilizando
isso como desenvolvimento social e economico.

Arianne, Janaina

Anônimo disse...

A reforma agrária serve para redistribuir a organização das terras, tentando promover a justiça social, desenvolvimento rural e aumento de produção.
O objetivo desse projeto é atender não só as necessidades econômicas da população através do resultado do trabalho exercido nas terras, mas também para servir de abrigo à aqueles que não possuem seu próprio espaço, já que o Brasil dispõe de inúmeras terras desocupadas e mal dividas "uns com muito e outros com tão pouco."

Bethina (06) e Beatriz (05) - 2°"B"

Números 02 e 27 disse...

O que o governo tem feito:
O Governo organiza vários projetos com o auxílio do INCRA. Percebe-se que, de um modo geral, estes buscam trazer a melhoria da qualidade de vida dos pouco privilegiados. Podemos citar os seguintes: Luz Para Todos (objetiva acabar com a exclusão elétrica no país utilizando-se a energia como "vetor de desenvolvimento econômico e social") e Crédito Instalação (projeto que apoia financeiramente famílias rurais com menor rendimento, o que "propicia condições dignas de ocupação".

Luiza, 2ºb, nº25 disse...

Sobre segunda atividade:
A ABRA é uma ONG fundada em 1967, mas funciona efetivamente desde 1969, surgiu em plena época de ditadura (aumento da revolta por parte da população) e que luta pela Reforma Agrária e vários outros itens, dentre eles: redistribuir a renda concentrada, promover a justiça social, desenvolver os assentamentos agrários e a agricultura familiar, defender o meio ambiente, proteger as crianças e adolescentes do trabalho aviltante, acabar com o trabalho escravo e elevar o padrão educacional e cultural no meio rural brasileiro. Comparando com a reportagem, pode-se afirmar que esta é totalmente contra o movimento e generaliza ao dizer que todos lutam através da força e de massacres. Como pode-se perceber, esta ONG luta pelo bem da sociedade e não para roubar e se apoderar das terras dos grandes proprietários.

Maria Christina disse...

O Governo tem, segundo o site do INCRA, 11(onze) programas e projetos(Luz para todos,ATES,Crédito Instalação,Infraestrutura,PAC,PACTO, Terra Sol,PRONERA,Documentação da Trabalhadora Rural,Titulação de Assentamentos e Gestão Ambiental.) em andamento.
'Terra Sol' é um programa que foi lançado em 2004, pelo INCRA,(Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), com o objetivo de criar meios para o desenvolvimento sustentável e a qualificação da reforma agrária no Brasil. Tem como uma das metas aumentar a renda das famílias e a valorização de algumas especificidades. O projeto tem extenção por todo o território nacional com a ajuda de convênios e parcerias que estimulam atividades, divulgam e vendem alguns produtos.

Continua...

Maria Christina M. Corrêa nº 28 2ºB

Mariana e Kamila 2B disse...

A reforma agrária foi criada para uma melhor distribuição de terras. Esse problema iniciou em 1530 com a criação de capitanias hereditárias, onde houve uma desigual distribuição de terras, sendo assim as terras continuariam sendo dos mais "fortes" mesmo com criações de leis, e libertação dos escravos.
O projeto da reforma só foi debatida no final dos anos 50, nessa época a sociedade já estava em grande evolução, com urbanizações e exôdos rurais. CONTINUAÇÃO..

Fernando - 12 2º B disse...

1- História agrária
A questão agrária começa já em 1530, com a criação das capitanias hereditárias e das sesmarias.
Quando o país se torna independente, o problema começa a se agravar, os mais fortes conseguiam mais terras. O Império só interveio em 1850 alterando a Lei das Terras.
A república se forma em 1889, mas mesmo assim a distribuição de terras ainda gerava insatisfação.
Em 1966 o governo criou o primeiro Plano
Nacional de Reforma Agrária.
No ano de 2000 foi criado o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), órgão no qual o Incra está vinculado atualmente.
2- O Incra hoje tem projetos visando a implantação de saneamento básico, apoio científico e tecnológico, educação e criação de meios para o desenvolvimento sustentável, todos na área rural.

Anônimo disse...

REFORMA AGRÁRIA: Após o período de independência, a troca de donos das terras se deu sob a lei do mais forte, em meio a grande violência, reforçando o poder dos latifundiários à apropriação de terras ilegais. Memso após a independência, a distribuição de terras continuou desigual, o poder político continuou na mão dos temidos "Coronéis do Interior".
Em 1994, houve um decreto que instituiu um novo Plano Nacional de Reforma Agrária, com a meta de destinar 43 milhões de hectares para o assentamento de 1,4 milhão de famílias.

AÇÕES DO GOVERNO: Atualmente, existem vários projetos e programas do governo que visam a ascenção do desenvolvimento sustentável, viabilidade econômica e a justiça social nos assentamentos... Dentre os projetos se programas, se destacam: "Luz para todos"

Isabele n º 15 e Lucas nº 22 - 2ºB

Isadora 2º B 16 disse...

O ABRA é uma organização criada por José Gomes da Silva em 1967 e atuante em 35 anos a favor da Reforma Agrária. Ela visa valorizar os conceitos de homem e mulher, reajustar as rendas, equilibrar a economia através da redistribuição das terras diminuindo assim a desigualdade entre muitos. Visando sempre a democracia e os direitos do cidadão trabalhador. Esta associação luta por um Brasil de todos, sem preconceitos e discriminações, com plena liberdade para todos, dentro do estado de direito democrático. Se comparado ao que a revista Veja diz sobre estes movimentos, notamos que eles possuem grandes objetivos capazes de mudar o mundo e a forma de convivência entre todos, melhorando o espaço social. A revista várias vezes publica notíciasmintirosas e que influenciam quem não possui outra informações, eles usam a Mídia como forma de impor seus pensamentos idéias que muitas das vezes pode ser contraditória. Por isso deve-se analisar mais de uma fonte para conhecer o verdadeiro caráter da notícia.

Isadora 2ºB 16 disse...

O primeiro link nos diz sobre o Movimento sem Terra que surgiu a 25 anos atrás no Paraná. Este primeiro tem objetivos bem definidos como: luta pela Reforma agrária, luta pela terra e quer uma sociedade mais justa e fraterna. Eles procuram resolver os problemas mundiais, como a desigualdade e a descriminação. Assim tendo presença em muitas assembléias e fóruns. Surgiu em meio de ma época em que houve uma mecanização da area rural e os trabalhadores que ali viviam perderam totalmente os seus direitos.
Já o link que nos mostra sobre a Lepanto, notamos total reprovação ao MST, sendo este julgado como preocupante e causador de caos. Esta defende principalmentea tradição, a Família e a Propriedade, sendo totalmente contrária aos movimentos a favor da reforma agrária.Eles afirmam que a luta pela terra ultrassa muitos limites e que pode originar uma Guerra Civil. Esta tem caracter muito católico e prega tentando alcançar mais fiéis, é formada principalmente por universitários.
As duas possuem ideias muito opostas, e realmente criticam a outra. A Lepanto considera o MST algo muito ruim e luta contra isto.

Unknown disse...

As terras é m dos problemas que vem acontecendo há muito tempo. E a reforma agrária, é um sistema que busca distribuir terras para pessoas que não tem moradia. Existe alguns projetos como o Terra sol, que busca criar meios para o desenvolvimento sustentável e a qualificação da reforma agrária no Brasil ao apoiar organizações de agricultores assentados. Ele estimula atividades de agroindustrialização e comercialização da produção, agroextrativismo, venda dos produtos da reforma agrária entre outros.
Outro projeto seria Luz para todos, onde o governo pretende acabar com a exclusão elétrica e utilizar a energia como vetor de desenvolvimento social e econômico dos assentamentos rurais, contribuindo para a redução da pobreza e o aumento da renda familiar.

Anônimo disse...

O governo visa fazer a distribuição e organização das terras,tendo uma ação diferente para cada região, quanto a educação, meio ambiente e igualdade para todos.

Orlando e Fernando 2º A

Glenda (15) e Renata (33) disse...

A reforma agrária atualmente visa a implantação de um modelo novo de assentamento (terras), baseando-se no desenvolvimento de território e na sustentabilidade ambiental e econômica, além do direito à educação e no forte envolvimento do governo.
O governo federal atua através de projetos como o "Luz Para Todos", para acabar com a exclusão elétrica no País, e o PRONERA, que tem a missão de ampliar os níveis de escolarização dos trabalhadores rurais.

Anônimo disse...

A reforma agraria é uma forma de redistribuição de terras, de forma igual para a sociedade que acaba com as propriedades maiores que não são utilizadas para o cultivo. Porém isso tudo começou por volta de 1530 com as brigas das colonias com a metrópole. Começaram a surgir formas de protestar, um exemplo disso é o Movimento dos Sem Terra, onde buscam uma reforma mais 'justa' para eles.
Como vimos no site do Incra, o presidente Rolf Hackbart defendeu que aplicação da Reforma Agraria vai muito mais além dos índices de produção. A primeira fazenda destinada pelo presidente da república a Reforma Agraria foi a Nova Alegria, devido a aspectos ambientais e sociais.
Segundo os próprios homens do MST, eles pedem que o governo libere terras para eles trabalharem no cultivo de alimentos, sendo um patrimônio coletivo de todos que trabalham ali.
A partir do que vimos no site do Lepanto, percebemos que o MST já passou do limite do bom senso já faz um tempo, e que se o TFP (movimento que é contra o MST, porém não usa a violência como o combate) não agir, o caos de uma guerra poderá vir a aparecer em todo território brasileiro.

Giuliano e Luís 2A

Anônimo disse...

o instituto de reforma agrária já fez melhorias ao movimento dos sem terra,junto com o projeto do governo que tenta viabilizar um desenvolvimento que de certo,sempre em busca da justiça para todos,pricipalmente naqueles que moram em áreas de risco .

Anônimo disse...

Reforma agrária é o conjunto de medidas para promover a melhor distribuição da terra, mediante modificações no regime de posse e uso, a fim de atender aos princípios de justiça social, desenvolvimento rural sustentável e aumento de produção.

O regime militar deu o primeiro passo para a realização da reforma agrária no Brasil. O Estatuto da Terra é editado (Lei nº 4.504, de 1964) e são criados o Instituto Brasileiro de Reforma Agrária (Ibra) e o Instituto Nacional de Desenvolvimento Agrário (Inda), em substituição à Supra.

A redemocratização instituiu o novo Plano Nacional de Reforma Agrária, com a meta utópica de destinar 43 milhões de hectares para o assentamento de 1,4 milhão de famílias até 1989.

O Incra, através da Ação 8396, concede a infraestrutura básica rural necessária em seus assentamentos.
As prioridades são a construção e complementação de estradas vicinais, o saneamento básico – através da implantação de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário, além de construção de redes de eletrificação rural – visando proporcionar as condições físicas necessárias para o desenvolvimento sustentável dos assentamentos. Dessa forma, o Incra busca estender, de forma mais abrangente possível, os benefícios sociais ao meio rural.

Em relação ao agronegócio e a arte de ludibriar o povo, quando sentiram qeu estavam fracassando todas as identidades ligadas ao setor rearticularam-se, mais por pressão do mesmo. Isso está relacionado com indices referentes à 1975

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, o MST, surgiu a partir da necessidade de promover a reforma agrária. Esse por sua vez é um sistema que visa distribuir terras de forma justa. A partir desse pensamento e da oposição real em que o Brasil se encontra, pessoas que não possuem terras para plantio organizaram um movimento de protesto contra a centralização de terras nas mãos de poucos.

Felipe e Caio 2ºA

Anônimo disse...

O MST é um movimento que teve inicio em 85 onde agricultures e camponeses,sem terras, resolveram lutar por uma divisão de terras e uma sociedade melhor e mais justa. Mas com isso exederam seus limites e por isso são criticados pelo TFP, por invadirem terras sem permissão, e causando conflitos.

Orlando e Fernando 2ºA

odilio lindo e gabi feia disse...

Reforma agrária é o conjunto de medidas para promover a melhor distribuição da terra trazendo alguns benefícios:
A produção de alimentos básicos
A geração de ocupação e renda
O combate à fome e à miséria
A redução da migração campo-cidade

ABRA:A ABRA é uma organização não governamental, sem fins lucrativos

Grupo 1:MST
fundação: centenas de trabalhadores rurais decidiram fundar um movimento social camponês, autônomo, que lutasse pela terra, pela Reforma Agrária e pelas transformações sociais necessárias para o nosso país.
Objetivos:Lutar pela terra; Lutar por Reforma Agrária; Lutar por uma sociedade mais justa e fraterna.
Argumentos: construir uma nova sociedade: igualitária, solidária, humanista e ecologicamente sustentável.
*Intensificar a organização dos pobres para fazer lutas massivas em prol da reforma agrária

obs: continua no próximo episodio

Nemrod, Ruhan 2ºA disse...

Reforma Agrária

A reforma agrária é para melhor organização da distribuição de terras, com modificações de posse e uso, para atender a justiça social, desenvolvimento rural e aumento da produção. É estabelecida pelo Estatuto da Terra. A reforma agrária tem como objetivos:
Desconcentração e democratização da estrutura fundiária.
Produção de alimentos básicos.
Geração de ocupação e renda.
Ajudar contra fome e miséria.
Diversificação do comércio e dos serviços no meio rural.
Redução de exodo rural.

A reforma agraria deve ser realizada pelo governo, ultimamente a reforma agraria esta visando na sustentabilidade ambiental, desenvolvimento territorial, promoçao da igualdade de genero na reforma agraria e direito a educaçao, saude, cultura e segurança na areas reformadas.

Faqueti e Allan disse...

A Reforma Agrária é questão controversa, existem parttidários de ambos os lados.
A terra não pode ser tratada como mero bem jurídico, gerador de produção. Os grupos sociais e comunidades que dependem da terra, não apenas como sustento, más como parte de sua cultura, necessitam das reformas para manterem-se.
Ao mesmo tempo, o êxodo rural causado pela falta de distribuição de terras entre agricultores e latifundiários tem consequências nocivas para toda a sociedade, a começar pela favelização desta população, inchaço urbano e todos os problemas que estes acarretam.
Por outro lado, a luta de "movimentos revolucionários" neste campo vem quebrando as noções de autoridade, democracia e principalmente ordfem, quando invadem propriedades particulares ou atacam instituições da união para reivindicar seus direitos. A luta por reivindicações na sociedade contemporânea deve ser feita de outro modo. Revoluções já não se aplicam a nossos padrões.
Conclusão: a luta tem motivações próprias, e é de direito de um grupo social reivindicar seus interesses perante a nação, porém, estas reivindicações devem ser feitas de modoi a não ferir a Lei e a Ordem, preservando a Soberania nacional.

eduardo lucas disse...

Com a leitura dos sites programados,podemos perceber o quão grande é esste assunto e como a reforma agraria é tao importante para o Brasil e como ela se faz presente na paisagem rural.Como teoria, a reforma prioriza administrar as terras públicas, e manter o cadastro nacional de imóveis
rurais.
O governo "tenta" fazer sua parte através de portarias diversas que tentam viabilizar e facilitar o mesmo.
A respeito da ABRA(associação Brasileira da reforma agraria), ela é uma importante organização e que ganhou destaque durante a ditadura militar,e visa estabelecer metas e objetivos para alcançar.
O MST é o movimento mais importante do Brasil com respeito a reforma agraria e consequentemente o mais comentado em jornais e revistas e procura estabilizar a situaçao agraria.

Lucas laurindo(PIKI) Eduardo Starke(Ixxxxxxtarke)

Paulo Henrique Nº 42 2º A disse...

Histórico da questão agrária

Desde que o Brasil é conhecido como colônia os problemas já existiam. Em 1530 com as capitanias hereditárias até 1822 com a independência do país e com a redistribuição de terras baseada na “lei do mais forte”, com conflitos que envolviam trabalhadores rurais até grileiros, apoiados por bandos armados.

Parte 1 – Reformas e projetos do Incra

Luz para todos:
Tem como objetivo levar a eletricidade à todas as residências do país, principalmente, para o norte/nordeste. O Incra economizou mais de 160 milhões em obras de eletrificação.

Vejo este projeto como de grande auxílio para algumas famílias, porém não vejo como ele poderia ter economizado tanta verba.


ATES:
O programa atua com equipes técnicas constituídas por profissionais das ciências agrárias, sociais, ambientais e econômicas. Estas equipes trabalham nos assentamentos executando atividades como: elaboração de Planos de Desenvolvimento ou Recuperação de Projetos de Assentamento; acompanhamento e orientação técnica para as atividades produtivas e econômicas dos assentamentos; capacitação para assentados em diversos temas relacionados ao desenvolvimento rural; estímulo à organização social apoiando o fortalecimento e qualificação das associações e outras formas organizativas dos assentados; promoção de ações afirmativas visando à equidade de gênero, geração, raça e etnia nos projetos de assentamento.

Projeto de grande efetividade tendo em vista que grande parte dos problemas agrários hoje encontrados no Brasil tem como causa e principal agravante a má aplicação do dinheiro. O projeto ATES tem esses objetivos em foco, o auxílio desses micro e pequenos empresários que falham muitas vezes nesse aspecto administrativo.

Números 04 e 12, 2º EM "A" disse...

O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária demonstrou que ações devem ser tomadas para reverter a precária situação dos assentamentos.
Editais foram abertos para melhorar essa condição, contratando técnicos especializados em diversas áreas do conhecimento, entre eles
agrônomos, pedagogos, técnicos em agropecuária e em controle ambiental, administradores, veterinários, assistentes sociais, etc. que acompanharão
o possível e tão esperado progresso da classe social a qual pertencem essas famílias.

(o restante será complementado)

Números 04 e 12, 2º EM "A"

Pedro e Yuri 2ºA disse...

:::::Histório da Reforma Agrária no Brasil:::::

Desde 9 de Julho de 1970 o INCRA vem organizando a reforma agrária no brasil.
Mantém o cadastro de imóveis rurais e admnistra as terras através de 30 Superintendências Regionais.

Projetos do INCRA

"Luz para Todos": Projeto que busca a disponibilização de luz elétrica para as famílias da zona rural, gratuitamente. Até março/09 mais de 130 mil família haviam sido atendidas pelo projeto. Dessa forma aumentando a qualidade de vida.

"Assessoria Técnica, Social e Ambiental à Reforma Agrária (ATES)":
Este projeto busca aliar as habilidades tradicionanais dos assentados com o conhecimento técnico dos profissionais, para conseguir formar um assentamento mais estruturado social e ambientalmente.

"Crédito Instalação": É uma concessão de crédito às famílias assentadas para que possam se estruturar inicialmente. Ele pode ser utilizado na compra de alimentos, construção e recuperação de moradias, e para a aplicação de bens de produção.


O assunto é bastante delicado, possuindo opiniões provenientes de todos os lados, seja do próprio governo, MST ou Lepanto, entre outros. Cada um carrega sua ideologia e age de acordo com suas experiências, tornando a luta pela reforma agrária bastante complexa.

Ian, Yan disse...

A reforma agraria tem é na pratica uma solução para os maiores
problemas brasileiros: entre eles a desconcentração da estrutura fundianria
geração de alimentos combate a fome e miseria entre outros,buscando um novo
assentamento brasileiro, mesmo assim a reforma agratia ainda leva em
consideração a cultura de diferentes regiões e terras indigenas.
Os problemas da reforma agraria ja remontam desde a epoa das capitanias
hereditarias, e a distribuição de terras pela Coroa portuguesa, seculos depois
o problema continuava com os coroneis brasileiros, donos de grandes porções
de terras (tambem de muitos escravos) não sobrava terras para as outras
pessoas, em 1888 a abolição da escravatura poucos anos depois da lei dos sexagenarios
libertou totalmente os escravos que naum tinham para onde ir nem dinheiro para
começar uma vida, assim se forma as primeiras favelas, e o problema naum muda até hoje algumas pessoas
trabalham como escravos para que assim outas tenham lucros e muitas dessas sonham com a reforma
agraria e um lugar diferente para morar do que a favela.

Luz Para Todos:

É um projeto para acabar com exclusão elétrica no país dando acesso a energia
para todas as pessoas, esse projeto iniciou-se em 2003, onde a instalação é
gratuita er inclui 3 "pontos de luz" e duas tomadas. Seu objetivo é utilizar
a energia como fator d desenvolvimento social e econômico, contribunindo para
a redução da pobreza e aumenyo da renda familiar.


Terra Sol:

Criado em 2004 tem como foco apoiar os agricultores assentados, através de
agroindustrialização e comercialização de produção. Tudo iso serve para
aumentar a renda das familias dos agricultores, valorizar as características
regionais, e diversidade socioeconômica e cultural.

Anônimo disse...

Marina n° 28 e Isabella n° 17 (2A)

Sobre a Reforma Agrária é interessante ressaltar o fato de está ter sido criada em nosso país e ter função principal a contribuição para o desenvolvimento rural sustentável.
Podemos perceber que a necessidade de uma distribuição de terras de maneira igualitária em nosso país, não é um problema atual, apesar de permanecer até os dias de hoje. Estes vem desde as capitanias hereditárias.
Por este problema, a INCRA (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária)que visa a promoção do desenvolvimento sustentável, a viabilidade econômica e a justiça social nos assentamentos criou projetos que buscassem atingir estes objetivos que acima foram citados.
Projetos Governamentais e Não Governamentais ainda buscam "outras" soluções para os que infelizmente não possuem terras e vivem em condições extremamente precárias!

Kalil e Luciano disse...

Com a Reforma Agrária atuando podemos dizer que, a renovação dessa distribuição de terras fica igual para todas as classes sociais. O que traz o “fim” das grandes propriedades que através de alguma atividade, gera economia. Esse problema de distribuição de terras no Brasil vem desde o século XVI, onde foi criado o chamado latifúndio, e em 1822, os que tinham mais capital ficavam com o maior número de propriedades, enquanto os menos desprovidos desse capital ficavam com quase nenhuma propriedade para a sua sustentabilidade.
Com esse absurdo, a população foi ficando cada vez mais revoltada, e então forma surgindo diversos movimentos sociais, como o MST (Movimento Sem Terra), que lutam incansavelmente pela reforma dessa distribuição de terras. Então o governo cria projetos, visando um melhor desenvolvimento sustentável, principalmente para a população da área rural. Um desses projetos é o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera), que tem como objetivo aumentar o grau escolar desses trabalhadores rurais assentados.

Anônimo disse...

Maria de Lourdes(29), Talyta(34) 2ºB
Lendo sobre alguns dos quesitos que o Movimento dos Sem Terra leva em conta nessa jornada de trabalho, percebemos que seus ideais são de certa forma proveitosos a quem se aplica, já que lutam por uma sociedade mais igual e pela reforma agrária.Contudo não podemos deixar de considerar que as formas como muitos agem dentro deste movimento não é nada positiva, aumentando a cada dia a má fama e o preconceito estabelecido até ao se discutir o nome do grupo. Teoricamente a organização do movimento é exemplar, já que confere a homens, mulheres e jovens a participar de suas votações e seus congressos que acontecem de cinco em cinco anos sempre avaliando o período passado e estabelecendo novas metas para os anos seguintes. O lema do momento é "Reforma Agrária, por justiça social e soberania popular!". Outro quesito sobre a organização é que cada família faz parte de uma divisão e por isso cada uma delas deve desempenhar tarefas diferentes, o que difere bastante das conclusões a que chegamos a partir das notícias a que temos acesso frequentemente. Acreditamos que o movimento seja algo positivo pelos seus ideais, porém é de extrema importância que seus representantes se preocupem mais em não perder a linha de atuação....

Unknown disse...

A Reforma Agrária defende a redistribuição da terra, modificando a posse e uso, proporcionando benefícios como: A geração de ocupação e renda; O combate à fome e à miséria.O Governo diz que tem investido mais de R$ 99 milhões na reforma agrária de 2008. E que no último ano, foram incluídas 452 famílias de trabalhadores rurais no Programa Nacional de Reforma Agrária. Dessas, 132 foram assentadas nos novos projetos, e 320 em projetos já existentes – por substituição ou complementação de vagas não-ocupadas.

A ABRA é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, fundada em 1967 e efetivamente instalada em 1969. Ganhou grande destaque nos duros tempos da Ditadura Militar

De acordo com a Veja eles o comparam com arruaceiros, bando de aproveitadores da força física o que não é verdade

O MST foi um grupo fundado por trabalhadores/camponeses e que tem os seguintes objetivos: lutar pela Reforma Agrária, lutar pela terra, lutarpor uma sociedade mais justa e fraterna. Já o Lepanto que é um grupo cristão que tenta levar aos jovens a história, a política, a filosofia e claro a religião. Os dois movimentos tendem a criar uma sociedade mais justa no futuro.

NOME: VINICIUS ANDRADE TELLES
Nº: 39 / 2ºB

Anônimo disse...

Talyta(34) e Maria de Lourdes(29) 2ºB
Lemos parte do conteúdo do site Lepanto, que é uma "FRENTE UNIVERSITÁRIA E ESTUDANTIL"(Católica), e achamos muito interessante a colocação por parte deles quanto as lutas por uma sociedade mais justa e virtuosa. A posição deste grupo quanto ao MST não é das melhores, já que acreditam que essas reivindicações passaram os limites, prejudicando assim a luta por este ideal. Conhecemos também a origem do nome do movimento e ficamos felizes por notar a presença de Dom Bosco como um dos motivos para a realização da escolha. Não podemos, no entanto radicaliuzar esperando que toda a sociedade se junte a uma única forma de pensamento, o que seria muito pouco produtivo para nosso mundo repleto de informações....

Caroline J. Cubas disse...

Muito legal a participação do pessoal... Gostaria de saber agora as opiniões pessoais de vocês a respeito do tema... Quais argumentos vocês acharam mais coerentes e por quê????

Bisou.

Antonio S S disse...

2) O governo tem muitos projetos no MST no papel, mais nem todos são efetivados. Alguns projetos visam levar o saneamento e condições básicas de moradia para os assentados, como a maioria dos acampamentos não é ‘oficial’ eles não possuem estes benefícios, gerando a bagunça que é hoje. Os integrantes no MST andam armados e o governo também finge que não vê, temos que ver os dois lados, pois os fazendeiros gostam milhões em suas fazendas e der repente como aconteceu esta semana um grupo simplesmente invade e detona tudo só para colocar pressão no governo, se eles querem uma revolução pacífica eles tem que cooperar!

Antonio - 2ºB

Antonio S S disse...

3) A ONG diz que os fazendeiros e latifundiários fazem pressão no governo, para não perderem sua terras, e a maior parte influencia ou e dona e grandes redes de comunicação, enganando o povo e colocando nós contra eles, criando um pressão no povo, resultando na lerdeza em que a reforma agrária tramita no congresso nacional! Comparando o que eles falam com o que estava escrito na veja, podemos ver que uma parte é verdade, mais como os dois lados estão fazendo errado, em invadir e/ou influenciar os dois acabam perdendo a razão. Não adianta o MST criar blogs e artigos para deixar a população com pena, porque nem só por isso vamos ajudar eles, se muitos não têm terras, então porque eles não vão arranjar um emprego, porque pelo que me parece eles estão comendo nas custas de alguém, pois se não estão assentados ONDE ELES ESTÃO? Sem falar nos casos de vendas, richas, mortes,....

Antonio - 2ºB

Diego 42 B disse...

Leonardo Mezaroba (42) B

Reforma agrária é um assunto muito polêmico,pois os donos de grandes terras lutaram para ter o que tem,mesmo que seja um pedaço gigantesco,ele tem os seus direitos,a reforma agrária vai promover várias terras a quem não tem,aos desempregados,que vivem protestando e destruindo lanranjeiras! Apesar de tudo,acreditamos que com essa reforma irá proporcionar vários benefícios ao país,ou seja,a produção de alimentos basicos irá aumentar,juntamente com a inibição a fome e à miséria no Brasil refletindo Internacionalmente.

A ABRA é uma ONG que luta a favor da reforma agrária e acredita no alto nivel de produtividade agrária quando tal acontecer.Foca o índice de produtividade e critica que deve ser revisto periodicamente.
MST: um movimento social de trabalhadores rurais que foi fundado em Cascavel (PR),onde todos lutam pela terra, pela reforma agrária com os objetivos de lutar pela terra,pela reforma agrária,e por uma sociedade mais justa e fraterna.
TFP:é um movimento "anti-mst" que critica o governo e cita uma posssivel guerrilha e mesmo pela guerra civil.

Antonio S S disse...

4) Eu concordo com a Lepando o MST passou de todos os limites!!!!!!! E no site do movimento (não oficial, pois o oficial é o INCRA) que é financiado como dinheiro de sabe-se lá de quem. O MST afirma que os deputados recebem propina na Cutrale (Sucos de Laranja), sim o famoso Show da Laranja. Agora se o MST tivesse plantado 10.000 pés de laranja e o dono da fazenda a invadisse arrancasse tudo (com os pés carregados) e falasse que plantar feijão da mais lucro o governo agiria na hora! Pois caso contrario o MST meteria BALA! E ainda tem idiotas defendendo este movimento RETROGRADO.

Antonio - 2ºB

Marcelo e Ana, 2B disse...

Segunda aprte da atividade:
ABRA é uma ONG que, de acordo com o site, não visa o lucro e tem como objetivo a reforma agrária. Reforma agrária é a redistribuição de terras de forma igualitária que propicia que "todos" tenham acesso ao latifúndio. Esta ONG foi criada no contexto da ditadura militar, mas mostrou grande influência no que se refere ao MST. A ABRA pretende fazer a reforma agrária visando o bem estar público do país e consequentemente, da sociedade; sendo preciso garantir às instituições públicas encarregadas da Reforma Agrária condições necessárias para tal desenvolvimento social (como defender o meio ambiente). A revista VEJA, como meio de comunicação formador de opinião, nos traz uma visão possivelmente errônea e visivelmente negativa com respeito ao MST enquanto o site do ABRA nos mostra o outro lado da moeda. Isto nos leva à conclusão que para se formar uma opinião concreta sobre o Movimento Sem Terra, devemos procurar em mais de uma fonte. Os diferentes interesses acerca da posse da terra faz com que diferentes formas de comunicação como revistas e a Internet manipulem ou escondam certos dados.

Anônimo disse...

1)A Reforma Agrária tem como objetivo, promover a melhor distribuição da terra, as modificações no regime de posse e uso, a fim de atender aos princípios de justiça social, o desenvolvimento rural sustentável e aumento de produção. Estão em busca de um novo modelo de assentamento, baseado na viabilidade econômica, na sustentabilidade ambiental e no desenvolvimento territorial.
A PAC, fruto de um acordo entre o governo brasileiro e o Banco Interamericano de Desenvolvimento e executado pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). Busca consolidar e desenvolver os assentamentos para que sejam independentes e integrados ao segmento da agricultura familiar. O programa acelera o processo de emancipação dos projetos de reforma agrária através da elaboração de Planos de Consolidação de Assentamento (PCA’s), que proporcionam investimentos em infra-estrutura sócio-econômica, assessoria técnica e treinamento, promovendo a sustentabilidade econômica, social e ambiental, bem como sua estabilidade social e a conquista da cidadania.
As ações do programa são estendidas a todo o território nacional, com atividades desenvolvidas em todas as regiões. A partir de convênios e parcerias, o Terra Sol estimula atividades de agroindustrialização e comercialização da produção, agroextrativismo, capacitação de técnicos e assentados, eventos que promovam a interligação solidária dos assentamentos, divulgação e venda dos produtos da reforma agrária, dentre outras.

2) O ABRA foi criada por José Gomes da Silva, ele queria equilibrar a economia através da redistribuição das terras diminuindo a desigualdade entre as pessoas.Na revista Veja, vemos que comparam essas pessoas que participam do movimento como aproveitadores.

3)É um grupo de trabalhadores rurais que lutam por suas terras , pela Reforma Agrária e pelas transformações sociais necessárias para o país. Já o Lepanto, é formado por um grupo cristão, que quer levar aos jovens a história, a política, a filosofia e principalmente a religião.


Nicole nº31 2ºB

Marcelo e Ana 2B disse...

Última questão da atividade:
Para o site Lepanto existe a possibilidade de uma sociedade com virtudes e justiça. Porém o ponto de vista desta Frente Universitária e Estudantil, quanto ao MST, é inteiramente negativo pois não é um movimento social e movimenta informações errôneas pela mídia. É óbvio que o MST apresenta opiniões diferentes, as quais defendem a reforma agrária como estilo de outra reforma, a social.

Jonas (19) Tiago (37) 2B disse...

A ABRA foi uma organização fundanda em 1967 que tinha como sua maior dedicação a reforma agraria.
recebem apoio do governo do Lula junto com o PRRA (plano Nacional de reforma agraria)
eles querem que seu projeto saia do papel e com isso ira tornar uma nova realidade econômica, que ira trazer de volta a cidadania no campo assim gerando uma renda concentrada sem promover injustiça social.E a ABRA estao acreditando que o governo de Lula de o total apoio para que o projeto seja realizado com sucesso.

Concluimos que se o projeto for efetivado teremos uma uma divisao igualitaria para que o cultivo seje feito e que essas atividades agriculas gerem um lucro, melhorando a econômia do país.

Antigamente a divisão de Terra era feita de forma que quem so tinha um poder aquisitivo alto, recebesse essas terras utilizando elas de forma inapropriada e os demais ficavam sem propriedades.Assim a população começou a ficar revoltada formando grupos de protesto para que a situação seje resolvida, como nada estava acontecendo grupos como o Movimento Sem Terra (MST) lutou com todas suas forças até que a redistribuição de terras acontecesse.

E como resposta do Governo ele criou projetos sendo um deles o de educação rural, para que com isso ampliasse os niveis dos trabalhadores rurais.

Arianne. 2ºB. Nº: 41 disse...

O problema fundiário vem sendo discutido desde 1530, com a criação das capitanias hereditárias e do sistema sesmarias, onde nasceu o latifundio.
De lá pra cá quem tinha maior poder acabou dominando as terras, deixando os maios pobres sem nada.
Diante disso surgiram várias formas de protesto com a revolta dos que não possuiam terras, como as Ligas Camponesas no nordeste e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).
O INCRA tem como objetivo a implementação da política de reforma agrária no Brasil, manter o cadastro nacional de imóveis rurais e administrar as terras públicas da União.
Atualmente o governo tem criado varios programas e projetos como:
Luz para todos, onde o objetivo é implementar o recebimento de energia elétrica na parte rural do país.
Ates, com o objetivo de assessorar técnica, social e ambientalmente as famílias assentadas nos Projetos de Assentamento da Reforma agrária.
Crédito Instalação, onde se permite um apoio inicial às famílias assentadas, como alimentos, recuperação de moradias entre outras formas de geração de renda.
Terra SOl, onde busca meios para o desenvolvimento sustentável e a qualificação da reforma agrária no Brasil.
Pronera, que tem a missão de ampliar os níveis de escolarização formal dos trabalhadores rurais assentados.
Em 1967 foi fundada a ABRA, uma organização nao governamental que ganhou destaque na época da Ditadura Militar na causa da reforma Agrária. Tem o objetivo de tirar do papel a questão da reforma agrária.

Anônimo disse...

Abraão(1) Davi(44)

Ao contrario do que realmente ocorre, a reforma agrária é um movimento que tende a redistribuição das terras igualmente entre o povo, mesmo que aparentemente os soldados desse movimento (MST), ou melhor, alguns, para não disser todos, de seus integrantes saiam a invadir terras, isso ocorre por alguns fatores, um deles é o seguinte: Os lideres do movimento sem terra, já elaboraram propostas, mais nada foi feito a respeito, as invasões ocorre como forma de chamar a atenção “como quem diz estamos aqui”. Como a divisão das terras iniciou-se na antiguidade e as mesmas erram obtidas por disputas sangrentas, não ouve uma distribuição igualitária, mais a reforma agrária iniciou-se para que isso ocorra, mais provavelmente isso não ira ocorrer tão cedo.

Tiago (37) e Jonas (19) - 2ºB disse...

1- A muito tempo atrás a situação de terras no Brasil já é muito complicada e desordenada, desde o tempo dos portugueses, afinal naquela época muitos países estavam organizando a situação de suas terras e o Brasil continuou no seu velho esquema latifundiário, mesmo com o tempo e com a chegada de alguns imigrantes no país, principalmente buscando terras, a situação não entrou nos eixos. Algum tempo depois, levando em conta todas as revoluções que ocorreram no mundo, observando as idéias de outros povos e sabendo que depois do fim da segunda guerra mundial o Brasil começou a se industrializar e crescer aceleradamente, assuntos como terras começaram a ser discutidos e como não poderia ser diferente projetos foram apresentados, logo no início nenhum foi aprovado, muitos anos depois, foi criado o estatuto do trabalhador rural e na sequência se deu início a reforma agrária, que tem como objetivo o arrendamento de terras improdutivas pelo governo, para que futuramente possam ser distribuídas para população menos favorecida.

- Projetos atuais:

Terra Sol: Em 2004 o (INCRA) estava procurando meios para que famílias que são assentadas pela reforma agrária pudessem obter um desenvolvimento sustentável e também visavam melhorar a mesma, suas metas são o aumento da renda das famílias e a valorização das especificidades regionais, lembrando que esse projeto abrange todo o país.

PAC: É um acordo do banco interamericano de desenvolvimento juntamente com o governo brasileiro, esse projeto visa consolidar e desenvolver assentamentos para que esses se tornem independentes, lembrando que nem todos os locais do país são atendidos por esse programa.

Jefferson 2ºB 43 disse...

O Brasil é um país essencialmente constituído de grandes latifúndios, os quais tem origem de longa data. Desde o inicio da colonização o Brasil criou grandes latifúndios, as Capitanias Hereditárias. No entanto eram terras extensas demais e tiveram de ser divididas, todavia essa divisão não deixou que ainda tivessem latifúndios. Outro fator na distribuição de terras no Brasil, foi que muitos anos depois disso, terras como o centro-oeste foram exploradas e a partir deste ponto foram sendo cercadas, apropriadas como se não fosse de ninguém. Muitos latifundiários possuem terras que foram apropriadas como hoje é feito pelo MST e ainda contestam. Foi só a partir de 1960 que mobilizações iniciaram-se, organizações como o INCRA, o IBRA e o INDA foram criadas.

Jefferson 2ºB 43 disse...

O PACTO é um dos programas que estão engajados no projeto da reforma agrária. Ele trabalha desde 2000 no MS onde atendem famílias de agricultores dando palestras, cursos e treinamentos sobre agro ecologia, produção orgânica e outros assuntos referentes à vida nos assentamentos como organização das comunidades em associações cooperativas.
A ABRA é uma organização não governamental que teve sua fundação em tempos de ditadura militar, quando se iniciava as lutas pela reforma agrária no Brasil. Esta organização prevê debater as questões que envolvem a reforma agrária de uma forma q estabelecer relações respeitosas e democráticas com o país e finalmente por em prática o ideal da reforma agrária.
O MST iniciou há 25 em Cascavel (PR), onde grupos de pequenos latifundiários ou trabalhadores rurais sem terra se organizaram para contestar a nova constituição sobre o uso da terra e de agrotóxicos que visava apenas latifundiários. Hoje o movimento acredita que só a mobilização popular pode fazer a diferença e desta forma lutam pela terra, pela reforma agrária e por uma sociedade mais justa. O MST acredita que só redistribuindo as terras no Brasil teremos uma sociedade mais justa onde todos terão acesso a terra.
A outra organização se chama Lepanto. Ela é constituída de católicos universitários que buscam levar informação sobre temas religiosos, filosóficos ou históricos, inclusive a reforma agrária. A Lepanto acredita que o MST tem ideais contorcidos, ou seje, usa a violência e meios não éticos para chegar ao seu objetivo, visto pela Lepanto como o inicio de uma nova União Soviética.

Renata e Glenda 2ºA 33 e 15 disse...

O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) foi criado com a missão prioritária de realizar a reforma agrária, manter o cadastro nacional de imóveis rurais e administrar as terras públicas da União. Um dos Programas - Titulação de Assentamentos tem como finalidade distribuir títulos de domínio ou de concessão de uso, que são os instrumentos que asseguram o acesso a terra, as pessoas que faze parte do programa de reforma agrária. Essas pessoas recebem o imóvel em caráter provisório, após cumprir as condições de contrato e provarem ser capaz de cultivar e pagar em até 20 parcelas um valor pelo imóvel concedido receberão a terra e caráter permanente.
Já o projeto Luz Para Todos, também relacionado com o INCRA tem como finalidade distribuir energia elétrica, combatendo a exclusão da mesma, no qual são indicados quais assentamentos rurais têm prioridade para receber energia elétrica, gerando desenvolvimento social e econômico dos assentamentos rurais, contribuindo para a redução da pobreza e o aumento da renda familiar.
E o programa Pronera tem como finalidade melhorar a educação nas áreas aonde ocorre reforma agrária capacitando tantos jovens como adultos para que os mesmos consigam administrar melhor a sua terra.

Nº: 7 e 33... 2ºB EM disse...

1- Este problema vem de muito tempo (capitanias hereditárias e sesmarias) e começou com os proprietários, diferente de hoje, que a briga está entre os que não têm terras. O governo vem criando inumeros institutos que se modificaram ao longo do tempo, para se adequar às necessidades da situação.
Atualmente, o órgão responsável por esta questão é o Incra, mas a reforma agrária continua praticamente paralizada por carência de recursos.

LUCAS E ISABELE SEGUNDO BOLA disse...

********CONTINUAÇÃO*******
REFORMA AGRÁRIA: Após o período de independência, a troca de donos das terras se deu sob a lei do mais forte, em meio a grande violência, reforçando o poder dos latifundiários à apropriação de terras ilegais. Memso após a independência, a distribuição de terras continuou desigual, o poder político continuou na mão dos temidos "Coronéis do Interior".
Em 1994, houve um decreto que instituiu um novo Plano Nacional de Reforma Agrária, com a meta de destinar 43 milhões de hectares para o assentamento de 1,4 milhão de famílias.

AÇÕES DO GOVERNO: Atualmente, existem vários projetos e programas do governo que visam a ascenção do desenvolvimento sustentável, viabilidade econômica e a justiça social nos assentamentos... Dentre os projetos se programas, se destacam: "Luz para todos" (aonde o objetivo era acabar com a exclusão elétrica do país), o Programa de Assessoria Técnica, Social e Ambiental à Reforma Agrária - ATES - (programa com o objetivo de assessorar técnica, social e ambientalmente as famílias assentadas) e o Terra Sol (apoia a agroindustrialização e a comercialização por meio da elaboração de planos de negócios, pesquisa de mercado, consultorias, capacitação em viabilidade econômica e gestão e implantação/recuperação/ampliação de agroindústrias). Além desses existem muitos outros que fazem a diferença nos assentamentos e para as família sem-terra.

ABRA – A ‘Associação Brasileira de Reforma Agrária’ A é uma ONG, sem fins lucrativos, fundada em 1967 e efetivamente instalada em 1969. Ganhou grande destaque nos duros tempos da Ditadura Militar, dedicando-se, nos seus 35 anos de vida, à causa da Reforma Agrária. A ABRA se propõe a tirar do papel este Plano, dando conseqüência prática às históricas bandeiras dos trabalhadores rurais brasileiros. Uma Reforma Agrária sintonizada com uma nova realidade econômica e social, mas com clareza de objetivos e de metas a alcançar. Para isso, é preciso garantir às instituições públicas encarregadas da Reforma Agrária, as condições financeiras, humanas e organizacionais necessárias para que possam cumprir esses compromissos, pois o País tem pressa em resgatar a cidadania do homem e da mulher do campo, redistribuir a renda concentrada, promover a justiça social, desenvolver os assentamentos agrários e a agricultura familiar, defender o meio ambiente, proteger as nossas crianças e nossos adolescentes do trabalho aviltante, extirpar o trabalho escravo tragicamente ainda existente e elevar o padrão educacional e cultural no meio rural brasileiro.
(FONTE: site da ABRA)

É visível a importância que a reforme agrária exerce sobre uma grande parte da população brasileira, ao contrário da reportagem da VEJA que mostra apenas os conflitos e batalhas, porém não mostra as famílias passando fome e sem lugar onde dormir nem plantar, procurando um pedaço de terra para o seu sustento.

MST E LEPANTO: O MST (MOVIMENTO SEM TERRA) é um movimento que visa a reforma agrária e a utilização de terras com potencial agrário e que não estão sendo utilizadas. Tem como objetivo lutar por uma sociedade mais ‘justa e fraterna’. Apelam a violência (as vezes) e invadem fazendas e propriedades.
Já o LEPANTO é uma frente universitária católica totalmente oposta ao MST. Cita que o MST já ultrapassou todos os limites do bom-senso e critica arduamente este movimento, colocando situações em que o MST invadiu propriedades, seqüestrou pessoas, manteve reféns e causou mortes e conflitos.


LUCAS E ISABELE 2ºB

Dismael Sagás disse...

Claro que lembro Carol!
Apesar de não estudarmos juntos, fomos em muitas festas (:
Tenho muitas atividades que troquei com outros professores-internautas, se quiseres podemos trocar figurinhas!

Beijão,
Disma