quarta-feira, 27 de maio de 2009

Barba Negra

Pirataria é crime...


É crime e também assunto delicado.
Eu, pessoalmente, não gosto e não costumo consumir produtos pirateados (não vou dizer que nunca consumi porque não sou hipócrita). Acho um problema sério as condições de trabalho das pessoas envolvidas com a pirataria, acho complicado a questão de emprego/desemprego que gera, acho horríveis os perigos que um tênis, um óculos ou remédios falsos podem causar e sim, me preocupa a estabilidade da economia nacional (ainda que ache um exagero pensar na pirataria como único desistabilizador da economia, mas enfim).

Mas acho absurdo também os impostos e preços abusivos que existem em relação a determinados produtos ditos "de qualidade". A pirataria é produto de uma sociedade que determina o que a pessoa é pelo que ela pode consumir (isso não é novo...é só lembrar do vídeo "A história das Coisas...se não viu, tem no youtube). Somos, muitas vezes, classificados pelo que possuímos e quem não pode possuir se sente, consequentemente, desclassificado.
A pirataria, para alguns, acaba sendo uma possibilidade de inserção nesse meio doentio...

Veja bem, não estou defendendo a pirataria. Estou dizendo que a questão é muito mais complicada do que: "Pirataria é crime porque a lei diz que não pode." Ou "não compre produto pirata porque não pagam impostos pro governo". Na atual conjuntura isso soa como piada. Acho bastante legítima uma campanha contra a pirataria, mas penso que ela deveria ser acompanhada de ações sérias como moralização política, reavaliação de impostos e quaisquer outras atitudes que ajudassem a diminuir a imensa disparidade social que existe no Brasil e que, obviamente incitam o consumo de produtos piratas...

Afinal não é todo mundo que pode pagar 500 por um Mizuno, 790 por um óculos Tom Ford, 300 por um traje esporte da Adidas, 1500 por uma bolsa Victor Hugo e assim por diante...

2 comentários:

Caroline J. Cubas disse...

E afinal de contas: Eu posso ou não posso baixar música da internet???

Vavá disse...

Só tome cuidado com os vírus..