sexta-feira, 9 de fevereiro de 2007

O melhor do mundo!!!


Podem me chamar de ufanista, não ligo. O cinema brasileiro é o melhor do mundo. Estou convencida disso. Acabei de me convençar há uma meia hora, exatamente...
Tudo por causa d´A Máquina. Gente, o filme é muito bom. Realmente. Impressiona a cada quadro . Como diria o esquartejador: Vamos por partes:
1) Atores: Parece redundância dizer que é bom um filme quando o Paulo Autran está no elenco. Pois é. Ele está e só isso ja faria os 90 minutos valerem a pena. O monólogo inicial quando ele descreve uma cosmogonia particular, justificada pela necessidade de existir, e só, é um demonstrativo do que vem pela frente. Paulo Autran é um monstro... ele cresce a cada gesto, te envolve e parece que vai te devorar... Eu o assisti no teatro, aqui em Itajaí... ele olhou pra mim... (ei! Não ri! É sério...). Os outros atores também passam intensidade e são ótimos, mas gente... o Paulo Autran tá no filme...
2) Questões estéticas: Não entendo muito bem da técnica e dos termos que compõe o dialeto dos cinéfilos, mas o filme é esteticamente divertidíssimo. Os cenários as vezes parecem de brinquedo e são desproporcionais em relação aos atores...tudo proposital, claro. O cenário é explicitamente uma metalinguagem dentro da narrativa. É uma outra forma de falar e abordar os temas do filme. Os cenários, por eles mesmo, contam o filme. A fotografia também impressiona. Tem cenas que dão vontade de congelar, recortar, ampliar e pendurar na parede...
3) Músicas: Eu quero o CD!!! Dia 16 de julho é meu aniversário... MP3 tá valendo. tem Zeu Britto (aquele da Soraia Queimada), Chico Buarque (ai ai ai) e uns que eu não conheço mas fazem uma espécie de modernização da música armorial. Show!
4) Enredo, tema, historinha...o filme, em si: Não vou falar do enredo porque isso dá pra encontrar a torto e a direito no google. Mas dois pontos me tocaram. O filme fala do tempo. Da passagem do tempo. Do que fazemos enquanto ele passa (se é que ele passa, talvez nós é que passemos por ele e nem percebemos). Vai da filosofia até a física... apresenta a possibilidade de viajar através do tempo, de voltar, refazer, reconstruir, reviver... e fala também de desejo. De sonhos, metas...de buscas. De querer algo, ainda que não se saiba o que é e ena busca incansável por esse algo acaba-se postergando todo um viver pleno do" agora" que passa a ser interpretado como um caminho para se chegar até sabe-se lá o que. Esse "sabe-se lá o que" acaba tendo mais importência que o agora e iso é uma inversão. Essa problemática é também belamente desenvolvida no Sidarta, do Hermann Hesse, mas dele eu falo outra hora...
Enfim, o filme é uma metáfora, uma fábula....é lindo...Vejam.

Mas não é só por causa deste filme que o cinema brasileiro é o melhor do mundo... Tem outros...
"Casa de Areia" é sem dúvida o melhor filme que assisti nos últimos anos. Sensível, sutil, delicado... fala do tempo e do silêncio. Do convivio consigo. E tem a Fernanda Montenegro que, no meu panteão, ocupa posto similar ao do Paulo Autran...
Tem um bobinho que não é o mehlor que eu já vi, mas é fofo e engraçadinho: "O casamento de Romeu e Julieta" conta as intempéries de uma relação amorosa entre um corinthiano e uma palmerense... É bem engraçado...
Tem outros, mas deixa assunto pra mais posts, né...
O ponto é que o Cinema brasileiro tem um "tchan" que não encontro em nenhum outro por ai. Não sei se é a simplicidade, a sutileza, a forma... ou o fato de eu ser brasileira e nem um pouco imparcial (isso não existe, oras bolas) sei lá. É o melhor e ponto...

6 comentários:

Caroline J. Cubas disse...

Que feio... tem erro de digitação!!!
Desculpem ;)

Anônimo disse...

eu também gosto. um que eu amo de paixão é Lisbela e o prisioneiro. A trilha sonora desse também é liiinda!

fiquei com vontade de ver esse filme (A maquina) agora.. o tema dele me lembra uma frase do Mário Quintana que diz que "o mais feroz dos animais domésticos é o relógio de parede: conheço um que já devorou três gerações da minha família."

:*

Tiago Madeira disse...

Depois de ler esse artigo fiquei morrendo de vontade de ver o filme! :)

BTW, seu blog tá muito legal... Boa sorte na nova vida de blogueira! :p

Caroline J. Cubas disse...

Brigada, gente... é viciante isso...
O filme é show mesmo, agora uma pergunta, Tiago: o que é BTW?????
E Carol: acredita que ainda não vi Lisbela...??? vou procurar...
;***

Anônimo disse...

BTW significa by the way :D

vale a pena, lisbela é mto bom!
outros filmes mto bons são "Se eu fosse você" e "A dona da história"
vc disse td! cinema nacional é o melhor!

Tiago Madeira disse...

BTW = By The Way ;)

Poxa... Você precisa assistir Lisbela e o prisioneiro! É muito bom e a trilha sonora é linda... :)

O Mal Vicioso ainda está bloqueando seus comentários? Agora eu olhei e não tinha mais nada na moderação... mas sei lá, coisa estranha! :p Hehehe...

Até amanhã professora!
Beijo