Não! Esta não é uma idéia original. Na verdade, é uma descarada e assumida apropriação. Não chega a ser uma cópia, mas uma reelaboração sobre a idéia de outrem. Se me aproprio, no entanto, não é por incompetência ou comodismo, mas por concordância e admiração. Até porque não sei até que ponto é possível uma idéia original e revolucionaria. A “metáfora perfeita”. Não pensamos, afinal, a partir de coisas e elementos já pensados outrora? Seja como for, pensando pensamentos originais ou pensando pensamentos já pensados, não é a isto que me proponho no momento. Poderia, é claro, alongar-me por algumas páginas e tentar descobrir a essência da famigerada originalidade. No entanto tal empreitada seria demasiado pretensiosa e despropositada. Falemos, portanto, dos jardins.
Como são belos os jardins! Floridos, coloridos, vivos... Não falo de meros canteiros com flores iguais, equiparadas, controladas, mas de jardins impressionistas, como aqueles sagazmente retratados pelas pinceladas de Monet ou Renoir. Desiguais, disformes e impressionantemente belos. Creio que a beleza deles advenha exatamente da disformidade. Da ausência de uma métrica específica. Da diferença. Eis a palavra que buscava. Eis a palavra que me levará dos jardins à sala de aula. Diferença!
A sala de aula muito me lembra um jardim. Não sou a primeira a fazer esta constatação. Rubem Alves já o fez e, certamente, alguém o precedeu. Mas façamos de novo. Os jardins são muitos, as salas de aulas, incontáveis, e as reflexões possíveis multiplicam-se a cada novo olhar.
Na matriz curricular dos cursos de história deveria existir uma disciplina referente à prática da jardinagem. Técnicas de cultivo, plantio, cuidados específicos e quaisquer outros elementos que auxiliassem na manutenção de flores e folhagens. Digo isto porque estar em sala de aula como professora de história é, para mim, equivalente a cuidar de um jardim.
O que um jardineiro faz em um jardim? Antes de tudo ele planta. Está certo que muitas vezes as sementes são cuidadosamente escolhidas, mas não há como ter segurança em relação às flores que brotarão. Nenhuma flor é igual. Coloração, formato, perfume...Mesmo que as diferenças sejam sutis, elas existem. Isso sem falar nos diferentes tipos de flores que encontramos em um jardim. Orquídeas, rosas, tulipas, bromélias, flores do campo entre outras. Um bom jardineiro deve saber que a quantidade de calor, água, luminosidade nunca é a mesma, varia sempre, e que se faz necessário extremo cuidado e sensibilidade para que parte do jardim não desfaleça.
O que faz o professor de história em sala de aula? Planta idéias. E só. Não traz verdades. Apenas planta idéias sem a segurança de resultados – se resultarem em algo. Isso porque os alunos, assim como as flores, nunca são iguais. E voltamos à diferença. Negros, brancos, pardos, gordos, magros, inteligentes, malandros, dedicados, desleixados, ricos, pobres... Estereótipos. Apenas estereótipos que superlativizam idiossincrasias e especificidades. Escracham a diferença, transformando-a em motivo de piada. Inibem potenciais e reforçam ainda mais aquilo que é visto como “problema”. O que entristece ainda mais é o fato de que quem atribui, constrói e reforça os estereótipos são, não raro, os próprios professores de história. Talvez por não terem aulas de jardinagem em seus cursos de formação.
Pois bem, lidar com a diferença em sala de aula não é, amiúde, tarefa simples. Passará a ser, no entanto, quando diferença deixar de ser sinônimo de problema. Quando falo de uma tarefa simples, não quero dizer simplista. Entenda-se simples no sentido de que se trata de uma prática hodierna que é dinâmica. Não necessita de complexas elucubrações. Clama sim por inusitadas reflexões. A tarefa, em si, pode ser simples – ao menos acredito nisto. Pode ser tão simples quanto cuidar de um jardim.
Em um jardim, são exatamente as peculiaridades que compõe e determinam beleza de cada flor. Um conjunto dessas peculiaridades forma, destarte, um belo jardim. E por que a sala de aula não pode ser encarada da mesma forma? Por que a diferença não pode ser ressaltada de forma a contribuir no processo educativo como um componente a ser valorizado, e não velado, transformado em tabu? Em um jardim, não se ressalta o perfume de uma orquídea em detrimento da tulipa. Por que, então, a necessidade de classificar alunos como melhores ou piores? Por que a necessidade de quantificá-los em notas (5.0, 7.0, 10.0) e transformar as notas em caráter identitário, como se a mesma representasse exatamente aquilo que o aluno é? E ainda que fosse possível saber exatamente aquilo que o aluno é, por que aprisioná-lo em um conceito? Qual o problema em compreender as pessoas como múltiplas? Por que não trabalhar exatamente esta multiplicidade?
Respostas...Não tenho... Resta-me apenas voltar ao início e preparar algumas sementes...
sexta-feira, 13 de julho de 2007
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2 comentários:
Bravo! Magnífico! Esplêndido!
Não tenho nada a adicionar; acredito que é destes questionamentos que precisamos para cada vez mais refletir e tentar melhorar as nossas instituições, as pessoas, o mundo.
meu professora, ouvi a professora falar desse blog hoje na aula, cheguei em casa e só fui dar um olhadinha, assim como quem nao quer nada. mais meu deus me impressionei, és minha idola agora. Serio adorei esse texto, muito legal mesmo! e a poesia do comoeço, o que fala sobre o inferno tambem. Meu vou ler todos agora daqui pra frente agorei mesmo. Parabens!
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